EMPRESÁRIOS – CUIDADO COM FRAUDES!!

ORIENTAÇÕES SOBRE FRAUDE/GOLPE

Microempreendedor Individual – MicroEmpresa

Hoje é muito comum quando se abre uma empresa, MEI ou MICROEMPRESA…  já se recebe um EMAIL ou SMS ou até mesmo ligações cobrando serviços ou taxas fictícias… 

CUIDADO!!!! 

ISSO É GOLPE. 

Fique atento! 

O Portal do Empreendedor não envia mensagens ou qualquer correspondência que exija algum pagamento.  

Vale lembrar! 

A cobrança feita por Associações ou oferta de serviços privados para: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de demanda prévia do próprio MEI. 

Importante também! 

O boleto da contribuição mensal (guia DAS) é emitido diretamente no site do Governo Federal. (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/pagamento-de-contribuicao-mensal

Além disso, todo os serviços disponíveis neste Portal do Empreendedor são muito fáceis de usar.  

Fizemos dessa forma justamente para você não precisar gastar mais e poder investir no seu negócio! 

Mas fique à vontade em contratar alguém para te ajudar.

Dicas para não cair em golpes!

  1. Não pague nenhum boleto recebido por e-mail sem antes verificar a veracidade da cobrança. 
  2. Não clique em links de e-mails ou mensagens WhatsApp de remetentes que você não conhece; E se for de conhecido, confirme com ele! 
  3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos; 
  4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações; 
  5. Acesse canais de informações oficiais sobre a atuação do governo brasileiro.

SAIBA COMO PROCEDER DIANTE DE GOLPES E FRAUDES 

Caso eu receba algum boleto de associações, o que devo fazer? 

Se você não se associou, não pague!  

E outra coisa, a sua inscrição como MEI não vincula a registro em sindicado ou associação representativa. Isso é escolha sua!

Fiz o pagamento de um boleto falso, o que devo fazer?

Registre um boletim de ocorrências para que a autoridade policial apure o caso. 

Se achar mais fácil, registre um boletim de ocorrências on-line. Para isso, procure o site da polícia civil do seu Estado.  

Lembre-se que o MEI, enquanto consumidor de produtos e serviços, também está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Então aproveite e registre o que aconteceu no site da Secretaria Nacional do Consumidor: https://consumidor.gov.br .

Devo responder e-mail solicitando que eu retifique minha DASN-SIMEI?

De jeito nenhum! Essa declaração de faturamento (DASN-SIMEI) é feita direto no site do Simples Nacional. E melhor, você pode acessar diretamente aqui no Portal do Empreendedor. 

Isso serve para a retificação da DASN-SIMEI também! 

FONTE: RECEITA FEDERAL

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